Dia do Bombeiro no Pré-escolar

IMG_8270

Na passada segunda-feira, dia 29 o Pré-escolar da Santa Casa da Misericórdia de Boticas comemorou o Dia Internacional do Bombeiro. E nada melhor para assinalar este dia do que passar a tarde com os Bombeiros, pois estes estiveram nas instalações da nossa instituição.

Sob a orientação do Comandante Carlos Gomes, realizou-se uma ação, com o objectivo de informar a importância dos Bombeiros na sociedade, e abordar temas como a proteção da floresta e a prevenção de incêndios de modo a sensibilizar as nossas crianças para os cuidados a ter com a floresta.

Os Bombeiros Voluntários de Boticas deram a conhecer, a rotina diária, os equipamentos com que trabalham, explicaram algumas precauções que se devem tomar no dia-a-dia para evitar acidentes e como as crianças podem ajudar os colegas e amigos nesse sentido.

As crianças tiveram oportunidade de experimentar os equipamentos dos Bombeiros, mas o que levou ao rubro a experiência foi a possibilidade das crianças “fazerem de conta” que eram Bombeiros, por um dia, e puderem experimentar trabalhar com a mangueira e respetiva agulheta.

Foi ainda efetuado um simulacro, supostamente um aluno sofreu um acidente e era necessária a intervenção de uma entidade de saúde. A ambulância dos Bombeiros foi chamada ao local e foram prestados os primeiros socorros. A vítima foi imobilizada e “transportada” para o hospital para posterior avaliação. O objectivo desta iniciativa era mostrar às nossas crianças que devemos ter cuidado quando brincamos e que existem pessoas que nos ajudam em caso de acidente.

Na sala foi explorada uma canção e foram realizados trabalhos lúdico pedagógicos alusivos à profissão de Bombeiros.

Para que esta atividade fosse possível é de agradecer a recetividade, prontidão e disponibilidade, demonstrada, pelo Comandante, e toda a corporação de Bombeiros que colaboraram, de forma indescritível, apesar de imenso trabalho em que se encontram envolvidos.

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.