Foi inaugurada na passada segunda-feira, dia 4 de julho, a nova infraestrutura da Santa Casa da Misericórdia de Boticas. Lar de Acamados Pe. Arnaldo Moura, que vem homenagear o ex-capelão da Misericórdia, e que teve a honra de acolher a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Recebido por uma comitiva composta pelo Provedor da Misericórdia de Boticas, Fernando Campos, o Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, e a Secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, o Presidente da República pôde assistir atenciosamente à declamação de um poema, a ele dedicado, pelas crianças da ação educativa desta Instituição.
Após o Presidente da República retribuir o carinho à população presente, deu-se início à cerimónia de inauguração, com o Provedor, Fernando Campos, a fazer uso da palavra dizendo que “este é um dia memorável para uma instituição que tem apenas 12 anos”, agradecendo a vinda do Presidente da República, que em muito honra a Instituição, elogiando a “sua maneira de criar empatias e de dar afetos”, que transmite “uma alma nova” ao povo Português. O Provedor da SCMB salientou a boa colaboração com a Câmara Municipal de Boticas e o apoio resultante do contrato de financiamento assinado com a Misericórdia de Lisboa, através do Fundo Rainha Dona Leonor, que tornou possível esta obra. O Presidente da República, na sua intervenção referiu o prazer de estar presente na consagração de uma das peças da responsabilidade do Provedor da SCMB, afirmando que esta é “uma obra que tem por objetivo olhar para aqueles que mais precisam, muitos dos quais, depois de uma vida complexa e difícil”.
No final das intervenções foi atribuído o título de irmão Honorário da SCMB ao Presidente da República, bem como uma opa da Instituição, seguindo-se a bênção das instalações pelo Capelão Monsenhor Silvério Guimarães e descerrar da placa de inauguração. De seguida foram dadas a conhecer as novas instalações do Lar de Acamados, ao Presidente da República, onde interagiu com os utentes desta valência, com destaque para a centenária Aurora Gonçalves, que lhe dedicou um poema, levando o Presidente da República a uma conversa animada com esta. No final da visita foi entregue um cabaz, em nome da Misericórdia de Boticas ao Presidente da República, com produtos regionais, e produtos agrícolas da Oficina Agrícola do CADAT, de forma a agradecer a vinda do Presidente da República, neste dia de júbilo para a SCMB.
Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas
Deixe um comentário