(+351) 276 41 80 30
geral@misericordiaboticas.pt

Notícias

Utentes do CADAT foram à praia

O dia 11 de julho foi diferente para os utentes do Centro de Apoio a Deficientes do Alto Tâmega (CADAT), que desfrutaram de um belo dia na praia Fluvial do Azibo.

A iniciativa contou com o apoio do Município de Boticas que cedeu o autocarro numa atividade de promoção para a inclusão social dos utentes.

Um dia vitalizador e feliz, com cheiro a natureza!

Crianças visitaram Quartel dos Bombeiros de Boticas

No passado dia 1 de julho, as crianças da Educação Pré-Escolar visitaram o Quartel dos Bombeiros de Boticas.

Durante esta visita, os petizes conheceram a realidade dos “Soldados da Paz”, as várias viaturas e os equipamentos utilizados nas mais diversas situações, além de terem tido a oportunidade de brincar com a mangueira e ver como o equipamento funciona. No final da visita, os Bombeiros fizeram questão de transportar os pequenos visitantes até às instalações do Jardim de Infância fazendo tocar as sirenes, para delírio e alegria dos mais novos.

 

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Conselho Regional das Misericórdias do Norte reúne em Braga

No passado dia 6 de julho, as Misericórdias do Norte reuniram no auditório da Santa Casa da Misericórdia de Braga, para mais uma reunião do Conselho Regional das Misericórdias do Norte.

Estiveram representadas cerca de 60 Misericórdias dos Secretariados de Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real num total de mais de 120 participantes.

Entre outros pontos, nesta reunião foi apresentada e analisada a minuta de Protocolo de Cooperação do Setor Social e Solidário, para o biénio 2019/2020.

 

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Utentes do CADAT participam em Batismo de Voo

Na passada sexta-feira, dia 5 de julho, os utentes do Centro de Apoio a Deficientes do Alto Tâmega (CADAT), foram até no Aeródromo de Chaves e participaram num Batismo de Voo para cerca de 350 pessoas com necessidades especiais. A iniciativa foi promovida pela Associação Sonho de Menino, em parceria com as Associações Francesas Rotary Club de Crécy-enBrie e Lions Club de Montfer meil Coubron, que se uniram uma vez mais e proporcionaram uma experiência de sonho a pessoas especiais.

A realização deste evento contou com o apoio dos Municípios de Boticas e Chaves e foi apadrinhada pelo apresentador Fernando Mendes e pelo cantor Tony Carreira

Além da viagem de avião, os participantes ainda usufruíram de um espaço de diversão, com muita animação, música, pinturas faciais e jogos didáticos.

 

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Boticas Social 3G promove “Partilha de Saberes”

O Projeto Boticas Social 3G da Misericórdia, promoveu no passado dia 14 de junho, uma ação de sensibilização sobre “Partilha de Saberes”, com o objetivo de incentivar a dinamização de respostas socioeducativas, nomeadamente atividades nas áreas sociais, culturais, do conhecimento, do saber e de convívio, preferencialmente para os maiores de 50 anos.

Esta iniciativa resultou numa partilha de saberes e na aquisição de novos conhecimentos e fomentou ainda o voluntariado na comunidade.

O Programa Contrato Local de Desenvolvimento 3G visa, com base na implementação de uma estratégia concertada de coesão territorial, promover o combate ao isolamento e à exclusão de pessoas envelhecidas ou com mobilidade reduzida e promove uma cultura de bem-estar e de proximidade.

 

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

XXI Encontro do Idoso do Concelho de Boticas

Cerca de 2000 pessoas participaram no passado domingo, dia 23 de junho, no XXI Encontro do Idoso do Concelho de Boticas. Uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia, Delegação de Boticas da Cruz Vermelha Portuguesa, Bombeiros Voluntários de Boticas e Agrupamento de Escuteiros de Boticas.

O encontro iniciou com a celebração eucarística presidida pelo Padre Domingos Teixeira, coadjuvado pelo Monsenhor Silvério Guimarães, capelão da Misericórdia.

No final da Eucaristia, o Provedor da Misericórdia, Fernando Campos agradeceu a todos os idosos do Concelho a recetividade e o carinho com que participaram neste encontro, parabenizando o executivo camarário pela continuidade e grandiosidade do evento e pelo simbolismo que acarreta. Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, agradeceu a colaboração da Misericórdia e restantes entidades envolvidas na realização desta iniciativa e aproveitou o momento para deixar uma saudação especial a todos os participantes, retribuindo assim o carinho com que é tratado por todos.

Presentes nesta iniciativa estiveram os nossos utentes das ERPI´s N. Sra. da Livração, Santo Aleixo, Hotel Sta. Bárbara e do Centro de Apoio a Deficientes do Alto Tâmega (CADAT).

Já no período da tarde, e como não poderia deixar de ser, os idosos puderam apreciar e desfrutar das animações, que estiveram a cargo do Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Beça, do Grupo de Cantares da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Serra do Leiranco – Sapiãos e do Rancho Folclórico de Santa Maria de Covas do Barroso que proporcionaram momentos de alegria e diversão e permitiram acabar da melhor forma possível este dia.

 

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Assinatura do Contrato de Execução da Empreitada “Remodelação e Reabilitação do Edifício do CADAT”

Na passada quinta-feira, dia 13 de junho, a Santa Casa da Misericórdia de Boticas assinou com a empresa Construções 13 de Agosto, Lda., o contrato de execução da Empreitada “Remodelação e Reabilitação do Edifício do CADAT”.

Esta obra irá abranger três áreas distintas do edifício, nomeadamente a ampliação do edifício ao nível do piso -1, para criação de uma nova cozinha, remodelação total do Lar Residencial, com a transformação dos quartos e adaptação das instalações sanitárias.

Haverá também obras de remodelação das restantes zonas do edifício, bem como a implementação de um sistema de eficiência energética que melhorará o desempenho energético do edifício, que permitirá poupanças significativas.

A execução deste projeto decorre no âmbito de uma candidatura ao programa comunitário NORTE 2020 – Equipamentos Sociais, no âmbito do Plano de Ação aprovado pela CIM do Alto Tâmega, dirigido a entidades públicas e privadas sem fins lucrativos que atuam na área social.

 

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Formação no âmbito do RGPD

Decorreu na passada sexta-feira, dia 7 de junho, no Salão Nobre da Misericórdia uma formação de sensibilização destinada a todos os colaboradores da Instituição no âmbito do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), nomeadamente para as exigências e responsabilidades individuais e coletivas, associadas à implementação deste regulamento, bem como registar as melhorias do processo de gestão e proteção de informação, através das novas práticas introduzidas no tratamento de dados pessoais.

A Misericórdia de Boticas, pretende assim responder aos atuais desafios do novo regulamento bem como garantir a sua conformidade.

 

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Benefícios do Termalismo

A Misericórdia através do Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G – Boticas Social 3G, realizou, nos dias 18 de março e 2 de junho, ações de sensibilização sobre os “Benefícios do Termalismo”, nas localidades de Vila Grande, Codessoso e Secerigo.

Esta iniciativa, teve como principal objetivo sensibilizar e informar a população sobre os cuidados a ter com a saúde nomeadamente através do rastreio, exercício físico e tratamentos termais. Assim, sensibilizaram-se as pessoas para os benefícios do termalismo, referindo que a região está muito bem servida tendo no concelho as Termas de Carvalhelhos, bem como sobre a possibilidade de comparticipação dos tratamentos pelo Sistema Nacional de Saúde e sobre os procedimentos a seguir para a beneficiar deste tipo de terapêutica.

O CLDS 3G visou, com base na implementação de uma estratégia concertada de coesão territorial, diminuir o isolamento social e proporcionar uma cidadania ativa através da realização do exercício físico proporcionado aos participantes desta ação.

 

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

 

Pré-Escolar à “Descoberta das obras de Ana Justo”

Foi com grande entusiamo que no passado dia 29 de maio, as crianças do pré-escolar, receberam a jovem artista botiquense Ana Justo.

Esta visita surgiu no âmbito do interesse mostrado pelas crianças que ao se depararem com um esboço da pintura “A Norma”, decidiram pintar e posteriormente recria-la. Na sala 3 da Educação pré-escolar, surgiu o projeto de grupo “Vamos descobrir as obras de Ana Justo”, interesse foi partilhado com o grupo da sala 2.

Com as atividades realizadas despertou-se o gosto e interesse no grupo pela pintura, desenvolveu-se a criatividade, imaginação, sentido estético e a concentração.

 

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.