(+351) 276 41 80 30
geral@misericordiaboticas.pt

Notícias

Ação de Sensibilização sobre Prevenção do Cancro da Pele

IMG_8580

A Santa Casa da Misericórdia, através do programa CLDS 3G, em colaboração com a Unidade de Cuidados à Comunidade (UCC), do Centro de Saúde de Boticas, realizou, nos dias 5 e 7 de junho, ações de sensibilização sobre a Prevenção do Cancro da Pele, nas localidades de Cerdedo e Alturas do Barroso.

Esta iniciativa, teve como principal objetivo sensibilizar e informar a população, sobre os malefícios causados pela exposição excessiva e prolongada ao sol, promovendo a adoção de comportamentos mais saudáveis e benéficos, de forma a evitar problemas graves para a saúde.

Nas ações de sensibilização, estiveram presentes a equipa da UCC composta pela Dra. Ana Barbosa, médica interna, pela enfermeira especialista, Enf. Deus e pela enfermeira de reabilitação, Enf. Marcela Miranda.

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Boticas Social 3G – Dia Mundial da Criança

IMG_8241

À semelhança de anos anteriores, a Santa Casa da Misericórdia, através do programa CLDS 3G em parceria com o Município de Boticas, organizaram, na passada sexta-feira, dia 1 de junho, uma festa para assinalar o Dia Mundial da Criança.

Esta iniciativa proporcionou um dia repleto de muita animação às crianças do Pré-Escolar da Misericórdia, Beça e Boticas, assim como os alunos do 1º e 2º Ciclos do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro.

O Pavilhão Multiusos transformou-se num espaço de diversões com insufláveis, palhaços, truques de magia e pipocas.

Para além de todas as atividades, foi ainda distribuído um maravilhoso lanche que fez a delícia dos mais novos.

Este foi certamente um dia memorável dedicado às crianças, que como em muitos outros dias, foram o centro das atenções.

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Ação de Sensibilização “Diverte-te ao Sol”

IMG_8031

No âmbito do programa “O Farmacêutico Explica”, decorreu ontem, dia 29 de maio, no Pré-Escolar da Santa Casa da Misericórdia de Boticas, uma ação de sensibilização sobre os cuidados a ter com o Sol.

Recorde-se que este projeto de intervenção farmacêutica, a cargo da Farmácia Galaico, tem como objetivo a realização de ações de sensibilização de promoção da saúde e prevenção da doença.

Para além de sensibilizar as crianças para os cuidados a ter em situação de exposição ao sol, e lembrar como se devem defender dos raios solares, foram-lhes dadas recomendações de que devem evitar a exposição solar entre as 11h00 e as 16h00, e que devem ter comportamentos assertivos, tais como: usar chapéu, óculos de sol, pôr sempre um creme de alta proteção, beber muita água, comer fruta, usar uma t-shirt e procurar uma sombra.

No final foram distribuídos panfletos informativos, e ainda um conjunto de raquetes Scoop Ball, para se divertirem este Verão.

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Finalistas do Pré-Escolar visitam nova escola

IMG_7897

Para que a transição do Pré-Escolar para o 1º Ciclo aconteça tranquilamente, as crianças finalistas do Pré-Escolar da Misericórdia visitaram no passado dia 24 de maio, aquela que será a sua nova escola no próximo ano letivo.

Durante a visita ao Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, puderam conhecer as instalações, as auxiliares educativas e alguns futuros colegas. Tiveram também a oportunidade de conhecer a Biblioteca Escolar, onde muito atenciosamente ouviram uma história. Realizaram em conjunto com a turma de 1º ano algumas atividades, fazendo com que as nossas crianças depressa se familiarizassem com o espaço, promovendo assim a partilha de conhecimentos entre diferentes níveis de ensino.

De uma forma lúdica e descontraída, os finalistas do Pré-Escolar vivenciaram uma experiência que os deixará menos ansiosos com a nova etapa das suas vidas, naquela que foi, a primeira incursão à “sua futura nova casa”.

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Crianças do Pré-Escolar visitam Oficina Agrícola

33207411_2041133049261814_5973183577448251392_n

No passado dia 23 de maio, as crianças do Pré-Escolar da Misericórdia visitaram a Oficina Agrícola da SCMB.

Este projeto já várias vezes premiado, está inserido no espaço municipal do Museu Rural de Boticas e promove o desenvolvimento pessoal de cerca de 10 utentes do Centro de Apoio a Deficientes do Alto Tâmega (CADAT),  através da atividade profissional na área da Agricultura, procurando a inclusão social e integração profissional de pessoas portadoras de deficiências mentais, que com o apoio de 2 colaboradores e a supervisão de uma engenheira agrícola da Instituição, cultivam vários produtos entre os quais, batata, couve, repolho, tomate, pimentos, alhos, alface, melancia e meloa, que posteriormente servem para consumo interno da Misericórdia.

Sempre com muita alegria, as crianças ficaram a conhecer todo o processo que envolve o trabalho agrícola, inclusivamente, participado na plantação e rega de pimentos, assim como na apanha de alfaces e pepinos.

Uma manhã de convívio entre os utentes do CADAT e as crianças do Pré-Escolar, que puderam ter contacto com o meio rural.

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Ação de Sensibilização “Saúde Oral” na Creche e Pré-Escolar

32673403_2033402340034885_6366041465759465472_n

Com o objetivo de promover a “Saúde Oral”, realizaram-se nos dias 17 e 22 de maio, no pré-escolar e na creche da Misericórdia, duas ações de sensibilização alusivas à temática.
A iniciativa foi organizada no âmbito do programa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Boticas, com o objetivo de sensibilizar as crianças para a importância da saúde oral, incentivando-as a escovar diariamente os dentes em casa e na escola.

Através de uma pequena encenação teatral, a equipa de saúde escolar, instruiu as crianças para a importância da higiene oral, reforçando ainda os conceitos de alimentação saudável e higiene corporal.

Considerando que “a melhor forma de prevenir as cáries é incentivar a escovagem dos dentes diariamente em casa e na escola, aliada a uma alimentação rica em vegetais, frutas e pobre em açúcares”, a equipa entregou a cada aluno um folheto com recomendações para os pais, que têm uma grande responsabilidade na saúde oral dos filhos, nomeadamente através de consultas dentárias anuais de rotina.

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Misericórdia adquire material didático para o Pré-Escolar

IMG_7503

Sempre atenta às novas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, a Santa Casa da Misericórdia de Boticas, adquiriu material didático para apetrechar as salas de atividades com novos equipamentos.

Com estes materiais pretende-se desenvolver várias áreas nomeadamente, a formação pessoal e social, a comunicação através da expressão dramática, motora e plástica, a linguagem oral e abordagem à escrita e a área do conhecimento do mundo que tem como objetivo lançar as bases da estruturação do pensamento das crianças, partindo sempre do contexto vivido por elas e despertando a sua curiosidade e espírito crítico.

Alegria, entusiasmo e sorrisos não faltaram quando as crianças receberam e usaram os novos kits de blocos lógicos, fantoches, maletas de encaixes animados, conjuntos de legos, entre outros recursos, que vão auxiliar e facilitar a aquisição de conceitos, habilidades, atitudes e destrezas dos mais pequenos.

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Boticas Social 3G – “Detetives do Ambiente”

IMG_6315

No passado dia 10 de maio, realizou-se no Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade, a iniciativa “Detetives do Ambiente”, organizada pela Associação Ambiental e Cultural Celtiberus (AACC) com o apoio do Município de Boticas e do programa CLDS 3G “Boticas Social 3G” da Misericórdia de Boticas.

A atividade dirigida a crianças, teve como principal objetivo dar a conhecer o Boticas Parque através da realização de um peddy-paper.

As crianças partiram à descoberta do parque como verdadeiros detetives, desvendando enigmas e observando de forma atenta o meio envolvente, sempre orientados e acompanhados por monitores que foram explicando um pouco mais sobre a fauna, a flora e o património cultural existente no Boticas Parque.

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Dia Mundial do Trânsito assinalado pelas crianças do Pré-Escolar

IMG_7292

As crianças do Pré-Escolar, assinalaram no passado dia 8 de maio, o Dia Mundial do Trânsito, a convite do Município de Boticas, que organizou algumas atividades lúdicas e educativas para os mais novos na Escola Municipal de Educação Rodoviária, de forma a sensibilizá-los para a prevenção rodoviária.

Depois de conhecerem e compreenderem a necessidade das regras de trânsito para a segurança de toda a comunidade, puderam por em prática os ensinamentos aprendidos percorrendo com triciclos o circuito da Escola, onde a animação e a diversão tomaram conta do percurso quando todos tentaram sempre que possível respeitar semáforos, passadeiras e sinais de trânsito.

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

SCMB presente em inauguração na Misericórdia de Mogadouro

image1

No passado dia 9 de maio, o Provedor, Fernando Campos, esteve presente na Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro, para a inauguração da “Readaptação da Ala Verde da E.R.P.I S. João de Deus para pessoas com quadros demenciais”, em representação do Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Dr. Manuel de Lemos.

A obra de readaptação foi co-financiada pelo Fundo Rainha D. Leonor (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa) e pelo Município de Mogadouro.