(+351) 276 41 80 30
geral@misericordiaboticas.pt

Notícias

Crianças visitaram a XXI Feira Gastronómica do Porco

Na passada sexta-feira, as crianças da Educação Pré-Escolar visitaram a XXI Feira Gastronómica do Porco que decorreu de 11 a 13 de janeiro no Pavilhão Multiusos de Boticas.

A gastronomia, e em especial o fumeiro e os derivados do porco, foram o maior destaque deste certame, a que se juntaram o artesanato, o folclore e os cantares tradicionais, bem como as afamadas chegas de bois.

Uma tarde diferente para os petizes da Misericórdia, que contou com o apoio do Município de Boticas, que amavelmente cedeu o transporte.

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Crianças visitam exposição “Natal Intergeracional”

49183638_2204282486557508_9160798267477327872_n

No passado dia 26 de dezembro, as crianças da Educação Pré-Escolar visitaram no Átrio da Câmara Municipal de Boticas, a exposição “Natal Intergeracional”, com trabalhos alusivos à quadra natalícia elaborados pelas crianças dos Jardins de Infância de Boticas, Beça e Santa Casa da Misericórdia, pelos alunos do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro e ainda pelos participantes do projeto social “Dar Vida aos Anos Envelhecendo”.

Foi com admiração e sorrisos que as crianças puderam observar a originalidade das peças elaboradas pelas crianças, jovens e idosos do concelho.

Com esta visita, pretendeu-se que as nossas crianças observassem que com alguma imaginação se pode dar uma nova vida a alguns materiais recicláveis. Posteriormente expressaram a sua opinião, fazendo o registo gráfico da mesma.

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Tarde de alegria e afetos na ERPI N. Sra. da Livração

IMG_5176

Foi com grande alegria e boa disposição que no passado dia 21 de dezembro, utentes e colaboradores da ERPI N. Sra. da Livração se reuniram para celebrar o Natal.

A grandiosa tarde começou com uma matiné dançante ao som da magnífica concertina do Sr. João do Couto, que se ofereceu para animar a festa.

Depois de utentes e colaboradores darem um pezinho de dança, reuniram-se à volta da mesa para partilhar um saboroso lanche com todas as iguarias da época, que contou com o imprescindível contributo das colaboradoras desta Estrutura Residencial.

Um momento especial, com grande significado numa época de partilha e confraternização.

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Crianças do CATL desejaram Boas Festas ao Provedor

IMG_5154

Foi com muito carinho que as crianças do Centro de Atividades e Tempos Livres (CATL), fizeram questão de desejar as Boas Festas ao Provedor da Misericórdia, Fernando Campos, entregando-lhe uma pequena lembrança de Natal.

Utentes prepararam a celebração mais mágica do ano

P_20181206_102815

Ao longo das últimas semanas os utentes das várias Respostas Sociais da Misericórdia de Boticas, dedicaram especial atenção aos preparativos da época Natalícia.

Estrelas, anjos, árvores, pinturas e postais foram alguns dos trabalhos realizados pelos nossos utentes contagiados pelo espírito de festa, amor e união.

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Festa de Natal

IMG_4792

Decorreu no passado dia 20 de dezembro, no ginásio do Centro de Apoio a Deficientes do Alto Tâmega (CADAT), a tradicional festa de Natal da Misericórdia. Foi uma tarde repleta de ternura, espírito natalício e muita alegria protagonizada por miúdos e graúdos.

Nesta envolvência natalícia, todas as crianças subiram ao palco e alegraram a plateia com variadas atuações. Por sua vez, foram também presenteadas com a alegria de um grupo de mães, em palco. Foi uma tarde cheia de surpresas!

Terminadas as maravilhosas atuações, o Provedor, Fernando Campos, agradeceu a dedicação de todos os utentes e colaboradores que prepararam esta encantadora festa de Natal, assim como, a presença dos pais, familiares e irmãos da Misericórdia. Agradeceu ainda o apoio incondicional do Municipio de Boticas à Instituição, bem como ao banco BPI que apoiou a oferta dos presentes às crianças.

Nesta época em que as famílias se reúnem, os laços ficam mais fortes e as emoções se intensificam, devemos criar momentos que reforcem o espírito natalício e esta foi sem dúvida uma tarde mágica cheia de alegria com muita música, dança e emoção à mistura, que encantou todos os presentes.

Uma partilha deliciosa do melhor do Natal!

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Plano de Ação e Orçamento para 2019 aprovado por unanimidade

IMG_4642

Decorreu no passado domingo, dia 16 de dezembro, no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia de Boticas, a Assembleia Geral para a votação do Plano de Ação e Orçamento para 2019.

Os principais assuntos da Assembleia Geral foram a apreciação do Plano de Ação e Orçamento para 2019 e pedido de autorização de celebração de um empréstimo bancário para a obra de requalificação do Edifício do Lar N. Sra. da Livração, no âmbito do IFRRU 2020. Estes assuntos mereceram a aprovação por unanimidade.

O Provedor, Fernando Campos, deu a conhecer as principais atividades propostas para cada resposta social, bem como os investimentos e candidaturas previstas.

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Almoço de Natal dos Colaboradores da Misericórdia de Boticas

IMG_4327

Realizou-se ontem, dia 16 de dezembro, o tradicional almoço convívio de Natal dos colaboradores da Misericórdia de Boticas, com uma grande participação e que contou ainda com a presença de alguns dos Órgãos Sociais, assim como, o Monsenhor Silvério Guimarães, capelão da Instituição.

O convite feito pela Mesa Administrativa, tem como principal objetivo reforçar os laços de amizade e companheirismo que unem a grande família da Misericórdia. O almoço foi iniciado pelo discurso do Provedor, Fernando Campos, que agradeceu o empenho e dedicação de todos os colaboradores pelo seu primoroso desempenho, agradeceu também ao Vice-Provedor e Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, o apoio incondicional do Município de Boticas.

Por fim, aproveitou ainda o momento para desejar a todos os funcionários e respetivas famílias um Feliz Natal e um Próspero ano de 2019.

Como manda a tradição, o almoço convívio teve como ementa pratos típicos desta quadra natalícia e à sobremesa não faltaram as rabanadas, a aletria e os sonhos de Natal.

De seguida, o Provedor da Misericórdia entregou a todos os colaboradores uma pequena lembrança como gesto de agradecimento.

E como o Natal é das crianças, o Provedor, fez questão de entregar a cada criança um pequeno presente.

O almoço ficou marcado por muito convívio, alegria e animação, contribuindo para reforçar os laços de amizade entre todos.

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Saúde Oral em destaque no Pré-Escolar

47450844_751941508508822_6304880916716060672_n

Na semana passada as crianças da Educação Pré-Escolar da Santa Casa da Misericórdia de Boticas foram sensibilizadas para os cuidados a ter com a saúde oral.

Através de uma atividade guiada pela Enfermeira Deus Oliveira, no âmbito do Plano Nacional de Saúde do Centro de Saúde de Boticas, foram realizadas algumas atividades lúdicas integradas no “Passezinho”, Programa de Educação Alimentar e Promoção da Saúde.

Esta atividade vem demonstrar a importância que deve ser dada aos cuidados com a saúde oral, começando em tenras idades para se tornarem hábitos saudáveis no crescimento das crianças.

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Crianças à “Descoberta da Itália”

46681519_2207315739287717_8447483974334283776_n

As crianças da sala 3 da Educação Pré-Escolar entraram no fascinante mundo das descobertas, e partiram à descoberta da Itália.

Para isso, receberam a visita especial do pai de uma das crianças, que por motivos profissionais se encontra a residir naquele país e partilhou a sua experiência, dando a conhecer os hábitos e tradições italianas, assim como algum do património cultural e a gastronomia italiana, tendo posteriormente sido confecionadas pizzas, prato típico italiano que os mais pequenos tanto apreciam.

Através da “Descoberta da Itália”, pretendeu-se estimular a curiosidade e provocar entusiasmo nas crianças para que se sentissem motivadas a participar nas atividades, permitindo-lhes a construção de novos conhecimentos.

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.