(+351) 276 41 80 30
geral@misericordiaboticas.pt

Notícias

Utentes do CADAT celebram o São Martinho

Cumprindo a tradição, na passada segunda-feira, dia 11 de novembro, os utentes do Centro de Apoio a Deficientes do Alto Tâmega (CADAT), comemoraram o São Martinho. As maravilhosas castanhas assadas e a boa disposição não faltaram nesta Resposta Social, assim como, a música e a dança que também fizeram companhia aos nossos utentes.

Com esta iniciativa pretendeu-se proporcionar momentos de alegria e boa disposição, em fraternal convívio, tendo em conta sempre o bem-estar dos nossos utentes.

 

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Crianças visitaram a Feira dos Santos

Na passada sexta-feira, dia 25 de outubro, as crianças da Educação Pré-Escolar realizaram a tradicional visita à Feira dos Santos. A atividade contou com o apoio do Município Boticas, na cedência de transporte até à cidade de Chaves.

Um dia especial num ambiente descontraído, em que as nossas crianças partilharam momentos agradáveis com muita alegria e animação, no parque de diversões infantis da Feira.

Para o lanche e como já é tradição, não faltaram os deliciosos churros e as saborosas pipocas que elas tanto gostam.

 

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Assinatura de Acordo de Cooperação Atípico com a Segurança Social

No passado mês de setembro, a nossa Instituição assinou com o Centro Distrital da Segurança Social um novo Acordo de Cooperação Atípico, para o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) – Território de Intervenção Tipologia C.

A funcionar desde o passado dia 1 de outubro, o SAAS, tutelado pela Segurança Social assegura no concelho de Boticas, um atendimento de primeira linha que procura responder eficazmente às situações de crise e ou de emergência sociais, bem como num acompanhamento social destinado a assegurar o apoio técnico, tendo em vista a prevenção e resolução de problemas sociais.

A Misericórdia desenvolve as atividades de Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social no Edifício do Centro de Apoio a Deficientes do Alto Tâmega (CADAT), de acordo com o seguinte horário: 9h00-12h00 e 14h00-17h00.

 

Dia Mundial da Alimentação

Decorreu de 14 e 18 de outubro na Educação Pré-Escolar, a semana temática subordinada ao tema “Alimentação Saudável”, onde se inseriu o Dia Mundial da Alimentação, comemorado anualmente a 16 de outubro.

As crianças participaram em diversas atividades sensoriais e jogos lúdicos relacionados com a alimentação e a nutrição, cujo objetivo principal foi sensibilizar para comportamentos alimentares saudáveis e introduzir novas práticas no quotidiano de todos.

Ainda houve tempo para “pôr mãos na massa”, e os mais novos confecionaram de forma caseira o seu próprio pão, e durante a sua cozedura, prepararam umas deliciosas espetadas de fruta para saborear ao lanche.

Foi sem dúvida uma semana muito animada e descontraída, onde as nossas crianças celebraram uma data que, embora para algumas delas ainda não faça muito sentido, mas, experiência a experiência, acabará por deixar uma lembrança em cada uma…

Afinal, é assim que se aprende!

 

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Crianças visitam Oficina Agrícola

No passado dia 10 de outubro, as crianças da Educação Pré-Escolar visitaram a horta do Centro de Apoio a Deficientes do Alto Tâmega (CADAT), onde miúdos e graúdos se uniram para a plantação de couves.

Uma tarde de alegria e convívio entre os utentes do CADAT e as crianças do Pré-Escolar, que puderam ter contacto com o meio rural.

 

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

 

Campanha de vacinação contra a gripe já arrancou

Iniciou esta semana a campanha de vacinação contra a gripe dos idosos da nossa Instituição.

Recorde-se que a vacinação contra a gripe, é fortemente recomendada pela Direção Regional da Saúde e deve ser administrada durante o outono/inverno, de preferência até ao fim do ano civil.

 

Utentes do CADAT comemoram o Dia Nacional dos Castelos

No passado dia 7 de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional dos Castelos, os utentes do Centro de Apoio a Deficientes do Alto Tâmega (CADAT), visitaram o Castelo de Chaves.

Neste dia são várias as iniciativas em que os castelos e fortificações abrem gratuitamente ao público, com o objetivo de divulgar e valorizar o importante património histórico.

Um dia diferente para os nossos utentes, que ficaram satisfeitos por visitar um dos monumentos mais emblemáticos da cidade flaviense.

 

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Dia Mundial do Animal

Na passada sexta-feira, dia 4 de outubro, os utentes da Educação Pré-Escolar e do Centro de Apoio a Deficientes do Alto Tâmega (CADAT) celebraram o Dia Mundial do Animal.

Um dos objetivos deste dia é sensibilizar as pessoas para a necessidade de proteger os animais, e para tal, os nossos utentes registaram momentos de cuidados de higiene e alimentação, troca de afetos e alegrias que estes pequenos seres proporcionam.

Uma simbiose positiva e terapêutica!

 

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

 

 

Dia Mundial da Música

Com o objetivo de celebrar o Dia Mundial da Música, que se comemora a 1 de outubro, as crianças da Educação Pré-Escolar, construíram maracas personalizadas em material reciclável.

Uma atividade que teve com principal objetivo fomentar o gosto pela música através de momentos de diversão e aprendizagem, que foi do agrado dos mais novos.

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

 

Crianças “recriam” Festa das Vindimas

Em época de vindimas no nosso concelho, as crianças da Educação Pré-Escolar, exploraram esta temática e foram conhecer as várias etapas do processo de fabricação do vinho.

Assim, e durante a manhã, foram até uma vinha localizada perto do Jardim de Infância, onde puderam apreciar e sentir os cheiros das uvas acabadas de cortar.

Há tarde e como tem sido habitual em anos anteriores, visitaram a Adega do Vinho dos Mortos, onde uma vez mais foram recebidos com imenso carinho pelo Sr. Armindo e D. Hermínia.

Sempre com muita alegria e entusiasmo, as crianças ficaram a conhecer todo o processo que envolve as vindimas, desde o corte dos cachos até ao pisar das uvas.

 

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.