(+351) 276 41 80 30
geral@misericordiaboticas.pt

Notícias

Ação de sensibilização “Diverte-te ao Sol”

Tal como em anos anteriores, e no âmbito do programa “O Farmacêutico Explica”, da Farmácia Galaico, decorreu no Pré-Escolar da Santa Casa da Misericórdia de Boticas, uma ação de sensibilização sobre os cuidados a ter com o Sol.

Para além de sensibilizar as crianças para os cuidados a ter em situação de exposição ao sol, foram-lhes dadas recomendações de que devem evitar a exposição solar direta entre as 11h00 e as 16h00, e que devem ter comportamentos assertivos, tais como: usar chapéu, óculos de sol, pôr sempre um creme de alta proteção, beber muita água, comer fruta, usar uma t-shirt e procurar uma sombra.

Em complemento desta ação, os mais novos tiveram ainda a oportunidade de fazer uma visita às instalações da Farmácia Galaico onde foram realizadas algumas experiências, que foram do agrado de todos.

 

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Misericórdia disse presente à “Chama da Solidariedade”

Na passada segunda-feira, dia 13 de maio, a “Chama da Solidariedade” foi recebida na nossa Instituição, nomeadamente pelas crianças do Jardim de Infância e pelos utentes da ERPI N. Sra. da Livração, seguindo até ao Átrio da Câmara Municipal, local onde o Presidente da Autarquia e Vice-Provedor da Misericórdia, Fernando Queiroga, recebeu esta grande festa.

A entrega da tocha, foi feita pelo Presidente da UDIPSS de Vila Real – União Distrital das Instituições de Solidariedade Social, Manuel Borges Machado, ao comandante dos Bombeiros Voluntários de Boticas, Carlos Gomes, e ao representante do Agrupamento de Escuteiros de Boticas, Arnaldo Machado.

A “Chama da Solidariedade”, é uma iniciativa de cariz solidária organizada pela Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) e pela UDIPSS de Vila Real – União Distrital das Instituições de Solidariedade Social, sendo que a passagem pelo nosso Concelho contou com o apoio do Município de Boticas.

Este evento visa promover e divulgar, de forma simbólica, a importância de cada vez mais, a sociedade dar o seu contributo em prol do Bem Comum, procurando, no seu dia-a-dia, empenhar-se em manter acesa a “Chama da Solidariedade” e cultivar o espírito de cooperação.

 

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Utentes do CADAT assinalam Dia Internacional do Enfermeiro

O Dia Internacional do Enfermeiro comemora-se anualmente a 12 de maio, este dia visa homenagear todos os enfermeiros do mundo e relembrar a importância destes profissionais da enfermagem na prestação de cuidados de saúde à população em geral.

Com o objetivo de homenagear os enfermeiros da nossa Instituição, alguns utentes do Centro de Apoio a Deficientes do alto Tâmega (CADAT) conceberam um pequeno quadro alusivo, não só, à profissão do enfermeiro, mas também, ao sentimento com que são tratados.

 

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Dia da Mãe assinalado pelas crianças da Misericórdia

Celebrou-se no passado domingo, dia 5 de maio, um dia muito especial: o Dia da Mãe. Uma data que, como seria de esperar, as nossas crianças juntamente com as Educadoras e Auxiliares, não deixaram passar em branco.

Para tal, e com todo e empenho e dedicação, prepararam uma pequena lembrança inspirada no amor que sentem pelas mães, onde declararam o seu amor pelas progenitoras, dedicando-lhes mensagens únicas.

 

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Crianças do Pré-Escolar visitam CEDIEC

No passado dia 23 de abril, as crianças da Educação Pré-Escolar realizaram uma visita ao Centro Europeu de Documentação e Interpretação da Escultura Castreja e ao Castro de Outeiro Lesenho (CEDIEC) em Boticas, no âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A admiração e alegria eram visíveis nos rostos dos mais novos, ao observarem as réplicas em tamanho real dos Guerreiros Galaicos, em exposição na sala dos guerreiros, bem como todas as restantes peças expostas, posteriormente retratadas através de desenhos pelos nossos pequenos “artistas”.

Uma tarde diferente recheada de diversão, dedicada à cultura da nossa comunidade num espaço onde se guardam memórias de outros tempos.

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Provedor da Misericórdia presente na Semana da Leitura 2019

À semelhança dos anos anteriores, o Provedor da Misericórdia, Fernando Campos, participou esta terça-feira, dia 23 de abril, na biblioteca do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, na “Hora do Conto”, com a leitura da história “Tudo ao contrário”, de Luísa Ducla Soares, aos alunos do 1º ano daquele estabelecimento de ensino no âmbito da Semana da Leitura 2019, que decorre de 22 a 26 de abril.

Ao longo de toda a semana realizam-se várias atividades que permitem fomentar nos mais novos, o hábito e o prazer da leitura.

Recorde-se que a Semana da Leitura é uma iniciativa organizada pela Rede Interconcelhia de Bibliotecas do Barroso, onde se incluem as Bibliotecas Municipais de Boticas e Montalegre e as bibliotecas escolares do Agrupamento Gomes Monteiro de Boticas, e do Agrupamento Dr. Bento da Cruz de Montalegre.

 

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Misericórdia presente na Procissão do Senhor “Ecce Homo” em Braga

Na passada quinta-feira, dia 18 de abril, a convite da Santa Casa da Misericórdia de Braga, que integra a Comissão das Solenidades da Quaresma e da Semana Santa, a nossa Instituição, tal como aconteceu em anos anteriores incorporou a Procissão do Senhor “Ecce Homo” na cidade de Braga.

Esta tradição multisecular, com forte expressão na área litúrgica e no turismo religioso, tem sido enriquecida com ações de celebração religiosas e culturais de preparação e ambientação para a Semana Santa, que são únicas em Portugal.

A Procissão do Senhor “Ecce Homo”, organizada desde tempos antigos pela Misericórdia de Braga, pela sua singularidade e importância ímpar, constitui um marco na Semana Santa daquela cidade, para a qual muito tem contribuído a presença de Misericórdias de diversas partes do país e do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas.

 

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Utentes do CADAT representam a Via Sacra

No âmbito da comemoração da Semana Santa e da Páscoa, alguns utentes do Centro de Apoio a Deficientes do Alto Tâmega (CADAT), participaram numa atividade de Animação Sociocultural que representa a Via Sacra através de uma exposição fotográfica.

Esta atividade visa, não só, o seu desenvolvimento pessoal, espiritual e religioso, como também o exercício da expressão dramática, que se traduz pela reprodução não verbal, de diferentes emoções e situações.

 

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

CATL – Férias Animadas da Páscoa

Teve início, na passada segunda-feira, dia 8 de abril, o Centro de Atividades e Tempos Livres (CATL), relativo às interrupções letivas do período da Páscoa.

Entre os dias 8 e 22 de abril, o CATL promove umas Férias da Páscoa com muita brincadeira e animação, proporcionando um conjunto de diversas atividades enriquecedoras do ponto de vista educativo, desportivo e lúdico, ocupando assim o tempo livre de uma forma ativa e divertida.

 

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.

Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância assinalado na Misericórdia

A Santa Casa da Misericórdia de Boticas associa-se à Campanha Nacional do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância. A campanha Laço Azul 2019 teve início no dia 1 de abril e prolonga-se durante todo o mês, com o objetivo de sensibilizar para os maus tratos na infância.

Para iniciar ação de sensibilização, a Vereadora da Câmara Municipal e Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Boticas, Célia Carneiro, entregou às crianças da Educação Pré-Escolar, um laço azul, símbolo da campanha.

No próximo dia 30 de abril, as nossas crianças vão participar na recriação de um laço azul humano, no Largo da Nossa Senhora da Livração.

 

Mais fotos disponíveis na página oficial de Facebook da Misericórdia de Boticas.