O Brasão é composto por:
-Escudo Duplo – Simbologia utilizada pelas misericórdias como identidade: de um lado o símbolo da igreja, a cruz como esperança na vida eterna, e do outro lado o escudo nacional representado pelas cinco quinas (escudos), as quais traduzem os cincos reis mouros que D. Afonso Henriques venceu na batalha de Ourique (batalha decisiva na luta pela independência de Portugal em relação aos Muçulmanos) e pelos sete castelos que reproduzem as localidades fortificadas que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros.
-Nossa Senhora da Livração – Imagem da Santa Padroeira de Boticas-um símbolo local.
-Cruz Central – Símbolo da igreja, da fé cristã e da interajuda entre os homens. A cruz surge como elo de ligação e de comunhão dos símbolos nacionais com os símbolos locais.
-Riscas Circulares – Representam o dinamismo e trabalho de um povo e de uma região muito ligada à terra e à natureza, ainda em muitos locais intacta. Representam também as ações desenvolvidas pela misericórdia em prol do próximo para alívio dos males, tanto de ordem corporal como espiritual.
-Cores – Azul e prata por serem as cores mais utilizadas nos símbolos e emblemas do município, nomeadamente no brasão, na bandeira e estandarte.