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Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social – SAAS

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS),  consiste num atendimento de primeira linha que procura responder eficazmente às situações de crise e ou de emergência sociais, bem como num acompanhamento social destinado a assegurar o apoio técnico, tendo em vista a prevenção e resolução de problemas sociais. É um serviço de ação social de proximidade que visa informar, aconselhar e encaminhar famílias e pessoas individuais que se encontrem em situação de vulnerabilidade, exclusão ou emergência social, como por exemplo, desemprego, encaminhamento para formação profissional, violência doméstica, carência económica, alcoolismo, toxicodependência, entre outros.

O SAAS tem por objetivos:
-Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação ;
-Apoiar em situações de vulnerabilidade social;
-Prevenir situações de vulnerabilidade social;
-Contribuir para a aquisição e ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social;
-Assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social; e
-Contribuir para a aquisição e ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social;
-Assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social; e
-Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional.

A Instituição desenvolve as atividades de Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social de acordo com o Território de Intervenção de Tipologia C no edifício do Centro de Apoio a Deficientes do Alto Tâmega (CADAT), de segunda a sexta-feira de acordo com o seguinte horário: 9h00-12h00 e 14h00-17h00.